Formatura

Apresentação

A conclusão do curso certamente é a celebração do aluno em relação à sua conquista e a cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Além disso, a Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos demonstram seus sentimentos, podendo dizer que a missão foi cumprida e que o esforço valeu a pena.

A FAP – Faculdade de Apucarana, para a outorga do grau aos formandos de acordo com o curso concluído, esclarece dividindo em tópicos todos os aspectos que devem ser considerados para que a Colação de Grau se realize em um clima de formalidade, alegria, bom gosto e classe,  ficando assim, marcada entre suas melhores lembranças.

Manual de Colação de Grau

Protocolos

REPRESENTANTES

- Paraninfo: escolhido em comum acordo pelos cursos, é o padrinho, quem formalmente recomendará o bom desempenho dos formandos perante à sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer.

- Nome da Turma: o nome de turma, em geral, é um professor, profissional da área, alguém que através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome.

- Patrono: é um professor que se destaca do corpo científico da área do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.

- Orador: os formandos que desejarem se candidatam e um representante é eleito pela comissão organizadora.

- Juramentista: é escolhido entre os formandos um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade de Colação de Grau.

CONVITE

O convite deve seguir o modelo padrão entregue pela comissão organizadora aos representantes.

TRAJES
Na cerimônia oficial de Outorga de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso e capelo, que é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau.

É de responsabilidade da turma providenciar a vestimenta de seu nome de turma e patrono. Este deverá estar trajando beca na cor preta.

Competências

A outorga de grau compete ao Diretor Geral, Dr. Lisandro Rogério Modesto.

Dispensas

Não haverá dispensa de colação de grau, uma vez que a realização desta é condição imprescindível para a emissão do correspondente diploma.

Grau e Cores

A classificação das cores à inclusão referente às áreas de conhecimento segue as normas do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, sendo:

•Vermelho – corresponde à inclusão de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC.

•Verde – corresponde à inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC.

• Azul – corresponde à inclusão de Ciências Exatas e da Terra, Ciências de Engenharia e Tecnologia, conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC.

colacao

Contato

FAP – Faculdade de Apucarana
(43) 3033-8900

Nome Ramal E-mail
Tássia Camargo Mariano 8907 sepesq@fap.com.br
Viviane Novelli 8912 viviane@fap.com.br