Missão e Visão | Portal Fap

Missão e Visão

MISSÃO E VISÃO

A Faculdade de Apucarana tem por missão:

“Gerar e difundir com princípios éticos, conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais capazes de interagir frente à realidade, promovendo o desenvolvimento social”.

É conveniente que esta missão seja explicitada em seus dizeres no sentido de relatar os entendimentos e sentimentos que levaram as pessoas que estudam e trabalham na Faculdade de Apucarana a construí-la com tal descrição. Para isto, insere-se o texto – A Missão da FAP Passo a Passo – de autoria do Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi que foi docente da Instituição, como segue:

A MISSÃO DA FAP PASSO A PASSO

“tem como missão”

Nada acontece por acaso. A realidade que vivemos é construída socialmente a partir das mãos de homens e mulheres que se unem e interagem para adequar o tempo e o espaço. A FAP vem se juntar solidariamente a essas muitas mãos com o objetivo de desenvolver a sua missão. E missão entendida como algo contínuo e inacabável. Nesse sentido entendemos a missão como se fosse um gerúndio.

“gerar e difundir”

FAP como instituição não se preocupa apenas em reproduzir conhecimento. Sim, ela está atenta à bela tradição científica que se impõe soberanamente. Contudo, busca responder aos desafios contemporâneos com a geração de novas possibilidades e novos conhecimentos. Não apenas gerar e guardar em torres de marfim, mas difundir o conhecimento para a construção de uma sociedade saudável e igualitária.

“princípios éticos”

Desde o seu início a FAP busca se nortear por princípios éticos. Para nós princípios são questões inegociáveis. E o princípio ético é a base fundamental das relações interindividuais, sociais, econômicas, políticas e educacionais de uma sociedade. E o critério ético por excelência é a própria vida humana. Assim nossas ações são pautadas na defesa intransigente do ser humano e na construção de uma sociedade onde caibam todos.

“conhecimentos”

Pensamos e vivemos o conhecimento sempre no plural, por isso, “conhecimentos”. Não reduzimos o conhecimento a um bloco monolítico guardado a sete chaves por um grupo de sábios numa torre de marfim. Caminhamos em direção ao conhecimento com a mesma intensidade que vemos a aurora se renovar a cada dia.

“por meio do ensino”

A palavra ensino nos leva a pensar na libertação do aluno(a). Nesse sentido vemos o aluno(a) como sujeito da construção do saber junto com o corpo docente. Nosso projeto educacional incentiva os professores (as) a perceberem seus alunos(as) como sujeitos autônomos e criativos e não como simples depósitos a espera da sabedoria dos doutores.

“pesquisa”

FAP entende a pesquisa como conditio sine qua non para a sua existência. Em sua dinâmica educacional busca-se instigar a pesquisa tanto em relação ao professores quanto em relação aos alunos. Entendemos a pesquisa como um meio de manter a chama da criatividade acesa. É a partir da criatividade na pesquisa que podemos assumir a postura correta para ir além do que é fácil e meramente executável. A inquietude provocada pela criatividade é a chave para o florescimento da vocação científica.

“extensão”

Conseqüentemente, vemo-nos como uma instituição privilegiada em atender as necessidades e ainda responder as grandes questões da cidade e da região onde estamos inseridos.

“formando profissionais”

Pedagogicamente desejamos formar não apenas cidadãos, mas também profissionais de altíssima qualidade. Homens e mulheres que tenham competência em sua atividade profissional e saibam usar seu conhecimento de forma criativa e transformadora. Conjugamos cidadania e profissionalismo em nossas salas a fim de que no espaço público nossos egressos tenham condições de utilizar sua inteligência prática na construção da comunidade em que vivem.

“capazes de interagir”

Visualizamos nossos egressos como hermeneutas da realidade. Isso requer habilidade para pensar a partir do compromisso com a história. Nesse sentido, valorizamos a simpatia em detrimento da apatia. A interação em detrimento da desagregação. A solidariedade em detrimento do individualismo.

“frente à realidade”

Nossos princípios nos levam ao compromisso com a realidade. Assim conservamos o dever inequívoco de ler as páginas tiradas da realidade. Dela não fugimos, mas nela nos imiscuímos criativamente a fim de transformá-la quando necessária. A realidade, portanto, se apresenta para nós como um desafio e uma oportunidade.

“promovendo o desenvolvimento social”

A conquista de um diploma universitário com a marca da FAP não pode ser entendida como condição para uma realização apenas pessoal. Antes, é condição para a realização de um projeto coletivo que leva a olhar para a construção de uma nação cidadã. A transformação da sociedade brasileira e da sociedade mundial exige profissionais que tragam a marca FAP em seus diplomas e a missão da FAP em seus corações. No cumprimento de sua missão as pessoas que trabalham e estudam na Faculdade de Apucarana deverão agir, interagir e se comportar tendo a seguinte visão:

“Ser centro de excelência e referência regional em ensino, pesquisa e extensão por meio da qualidade dos serviços prestados”.