Psicologia

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Apresentação

Aprovado pelo Mec, com conceito máximo 5, Portaria nº 1851, de 10 de novembro de 2010. O Curso de Psicologia tem carga horária de 4002 horas, distribuídas em 5 anos.

O curso de Psicologia da FAP compreende as seguintes ênfases curriculares:

• Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica;

• Psicologia e Processos Educativos.

O Psicólogo com a formação em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica consiste na concentração de competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas para a capacitação de indivíduos, grupos, instituições, organizações e comunidades a protegerem e promoverem a saúde psicológica e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas. Nesta perspectiva, desenvolverá as seguintes competências: identificar e analisar necessidades de natureza psicológica individual e social; diagnosticar e elaborar intervenções sob a luz de referenciais teóricos consistentes; elaborar e realizar intervenções nas modalidades individuais ou grupais nas mais variadas realidades sócio-culturais de seus membros.

O Curso de Psicologia prepara o profissional com competência em Psicologia e Processos Educativos, com ações para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas, visando o desenvolvimento de um ser humano mais crítico capaz de atuar de forma competente no contexto em espaços escolares e não escolares. Neste sentido, desenvolverá as seguintes competências: diagnosticar e analisar as demandas educativas de diferentes instituições; propor e implementar intervenções direcionadas às problemáticas levantadas nos contextos.

Área de atuação

O psicólogo formado pela FAP poderá atuar nas seguintes áreas:

• Psicologia clínica;
• Psicologia organizacional e do trabalho;
• Psicologia escolar/educacional;
• Psicologia hospitalar;
• Psicologia social;
• Psicologia do esporte;
• Docência em Psicologia no Ensino Superior.

 

Contato

Coordenador: Prof. Esp. Eduardo Souza Hashimoto
E-mail: eduardo.hashimoto@fap.com.br

Corpo docente

Coordenador do Curso – Prof. Especialista Eduardo Souza Hashimoto
E-mail: eduardo.hashimoto@fap.com.br

Profª. Doutora Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
E-mail: anapaula.foganholi@fap.com.br

Profª. Especialista Ana Paula Cantagalli de Aguiar
E-mail: ana.cantagalli@fap.com.br

Profª. Mestre Audrey Ventura de Azevedo
E-mail: audrey.ventura@fap.com.br

Profª. Mestre Camilla Samira de Simoni Bolonhezi
E-mail: camilla.samira@fap.com.br

Prof. Especialista Carlos Henrique Przybysz
E-mail: carlos.henrique@fap.com.br

Profª. Mestre Chiara Ferreira da Silva Fustinoni
E-mail: chiara.silva@fap.com.br

Profª. Doutor Eduardo Augusto Ruas
E-mail: eduardo.ruas@fap.com.br

Prof. Mestre José Junio da Silva
E-mail: junio.silva@fap.com.br

Profª. Especialista Juliani Naiara Almeida Pinto
E-mail: juliani.naiara@fap.com.br

Profª. Lilian Ferreira Domingues
E-mail: lilian.domingues@fap.com.br

Prof. Especialista Luciano César Ferreira
E-mail: luciano.ferreira@fap.com.br

Prof. Especialista Matheus Moreira Santos
E-mail: matheus.moreira@fap.com.br

Profª. Especialista Milena da Silva Ananias
E-mail: milena.silva@fap.com.br

Prof. Mestre Stélios Sant´Anna Sdoukos
E-mail: stelios.sdoukos@fap.com.br

Prof. Mestre Thiago Ohara
E-mail: thiago.ohara@fap.com.br

Prof. Mestre Yuri Bruniera Padula
E-mail: yuri.bruniera@fap.com.br

 

Linhas de pesquisas

O Curso de Psicologia pretende atuar com as seguintes linhas de pesquisa nos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão:

1.      Tratamento e Prevenção Psicológica: os trabalhos pertencentes a esta linha poderão priorizar o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de metodologias de intervenção em diversos contextos e com várias populações de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir seu sofrimento psicológico;

2.      Psicologia do Ensino e da Aprendizagem: os trabalhos pertencentes a esta linha de pesquisa poderão priorizar o desenvolvimento, a implementação e avaliação de metodologias de ensino e treinamento em diversos contextos.

Objetivos do curso

A formação do psicólogo fundamentar-se-á em princípios políticos, filosóficos, científicos e éticos, numa perspectiva histórica e crítica, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Objetivo Geral:

Consolidar a formação do psicólogo voltado para uma atuação profissional que privilegie a promoção da saúde psicológica nos mais diversos segmentos da sociedade, assim como a atuação em contexto educacional, articulando as diferentes concepções teóricas e metodológicas que fazem parte da Psicologia.

Objetivos Específicos:

• Formar profissionais que tenham em vista a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, por meio da capacidade de avaliação, sistematização e tomada de decisões baseadas em evidências científicas;

Formar profissionais cuja orientação possa enfocar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos, sociológicos e culturais;

Formar profissionais que reconheçam a multideterminação do fenômeno psicológico, e sua interlocução com os diferentes campos do conhecimento;

Formar profissionais que atuem em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

Formar profissionais que estejam habilitados a trabalhar em equipes inter e multiprofissionais;

Formar profissionais que respeitem a ética nas relações com clientes/pacientes, com o público em geral, com colegas de trabalho, e na divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área de psicologia;

Formar profissionais para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo;

Formar profissionais que estejam habilitados a conduzir avaliações e intervenções educacionais em indivíduos em situação de risco.

 

Colegiado

Eduardo de Souza Hashimoto
Ana Paula Cantagalli de Aguiar
Chiara Ferreira da Silva Fustinoni
Stélios Sant´Anna Sdoukos
Yuri Bruniera Padula
Discente: Luana Karina Felicio

Núcleo Docente Estruturante

Eduardo de Souza Hashimoto
Ana Paula Cantagalli de Aguiar
Chiara Ferreira da Silva Fustinoni
Stélios Sant´Anna Sdoukos
Yuri Bruniera Padula

Representantes de Turma

2º semestre: Giovanna Gabriela Franzin Da Silva
4º semestre: Amanda Generoso
5º semestre: Giovana Carla de Almeida
8º semestre: Mariana Precinotto Maschetti
10º semestre: Luana Karina Felicio

Perfil do egresso

O profissional de Psicologia deve estar habilitado a atuar em diversos campos e nas diversas dimensões sociais, tais como: contextos escolares e organizacionais; contextos sociais/comunitários; contextos clínico/hospitalares, desenvolvendo ações que visem à promoção da saúde psicológica, tanto em caráter preventivo como terapêutico.

Segundo as “Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia (2004)”, o profissional formado em psicologia deverá exercer suas competências de modo ético, com respeito às relações com clientes, usuários de seus serviços e em relações de trabalho com seus colegas.

O profissional formado em Psicologia pela FAP estará comprometido, fundamentalmente, com ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual como coletivo, mediante uma atuação profissional crítica e de investigação científica e, também, com ações direcionadas ao âmbito educacional, a fim de investigar, delinear e implementar formas de intervenção nas áreas da Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicológica, como também em Psicologia e Processos Educativos.